Mesmo que sua sala seja dois ambientes, tenha sempre em mente de decorá-los separados. Lustres, por mais de serem até próximos um do outro, podem ser totalmente diferente. A disposição dos móveis tem que aproveitar o melhor espaço disponível, e não delimitar cada sala.
A sala de estar pede uma iluminação mais amena e difusa, sempre indireta. Use sempre luzes amarelas, que relaxam e tornam o ambiente agradável. O uso das luzes brancas e econômicas na sala de jantar pode ser uma boa pedida, desde que não sejam as fluorescentes. Para decorar a sala de estar, abuse das almofadas; o exagero aqui não é a falha.
Na sala de jantar, procure não exagerar no tamanho da mesa. Lembre-se que o clima pode ficar mais descontraído caso algumas pessoas optem por comer na sala de estar, enquanto outras se adaptam melhor na mesa da sala de jantar. A decoração de sala de estar e sala de jantar exigem um toque especial dos donos da casa: é onde muitos passam a maior parte do tempo, e onde recebemos parentes e amigos, permanecendo por muito tempo.
A cor da sala de estar e jantar deve ser a mesma, porém escolhida com cautela: se houver alguma separação de alvenaria ou parede deslocada, dando a separação física das salas, você pode mudar as cores, desde que não de todas paredes. Plantas dão um charme todo especial à ambas as salas.